spot_imgspot_img

Podcast “O Corretor” une o melhor de dois mundos

Publicado em:

Com dois anos no ar, o podcast O Corretor, idealizado e apresentado por Leonardo Foltran, já começa a movimentar o mercado de seguros com uma proposta ousada: tornar o conteúdo do setor mais acessível, humano e próximo do consumidor final.

Segundo Foltran, a ideia veio da constatação de que, apesar do crescimento da presença digital entre os corretores, ainda há um vácuo na forma como a informação é transmitida ao consumidor final — aquele que precisa entender o seguro antes de contratá-lo.

O Corretor e host do podcast, Leonardo Foltran

Ele atua no setor há mais de 14 anos e aposta em uma comunicação leve e direta para desmistificar o universo securitário e responder às principais dúvidas do público. “Nos podcasts, havia muito corretor falando para corretor, mas pouca gente falando com o cliente”, afirma.

No podcast, termos técnicos como franquia, prêmio ou sinistro são explicados com naturalidade, em bate-papos descontraídos com profissionais do mercado, representantes de seguradoras e prestadores de serviços. O objetivo é traduzir o segurês e os detalhes dos produtos e mostrar que ele pode ser compreendido e valorizado por qualquer pessoa.

O projeto, no entanto, tornou-se não apenas uma ferramenta de marketing pessoal ou divulgação da corretora. Ele começou a ser assistido por corretores que queriam aprender mais e hoje seu conteúdo foi moldado a ser aos dois mundos. “Com esse formato, consigo apresentar produtos e oportunidades. É uma forma de gerar negócios com o consumidor e também de orientar outros corretores”, explica.

Foltran também não evita temas polêmicos. Um dos principais recados da entrevista que concedeu à TV Novo Corretor ano passado foi direto: quem não se adapta à realidade digital está ficando para trás. “O corretor que não estiver presente nas redes e não usar canais como podcast ou vídeo para se comunicar está fadado ao insucesso. Essa é a palavra. Pode parecer duro, mas é a verdade do mercado hoje.”

Para ele, o corretor de seguros que se atualiza dos meios digitais tem mais chances de se destacar do que aquele que insiste apenas nas práticas tradicionais.

Mas ele ressalta que o corretor segue sendo indispensável, apesar do avanço das tecnologias e dos canais diretos. “Há anos falam que o corretor vai acabar. Isso não vai acontecer. O brasileiro compra seguro com o corretor. E quem melhor para representar uma seguradora do que o próprio profissional que está no dia a dia do cliente?”

Leonardo defende que constância é a base de tudo. Ele mantém presença diária nas redes sociais há mais de dois anos e acredita que, como no mercado de seguros, o retorno vem com o tempo e o esforço contínuo. “É como uma renovação: você precisa cuidar todos os dias. Se parar, perde o cliente, perde relevância. Por isso, separei um espaço fixo na minha rotina para isso.”


Novo episódio toda quarta-feira
O podcast O Corretor (https://www.youtube.com/@Ocorretorpodcast/) é exibido todas as quartas-feiras, às 17h, no YouTube. Com linguagem simples e conteúdo relevante, Leonardo Foltran convida corretores e profissionais do mercado a acompanharem os episódios e a compartilharem suas experiências. “Queremos contribuir para um mercado mais forte, mais transparente e mais próximo do consumidor.”

André Guerra
André Guerrahttps://www.linkedin.com/in/guerramkt/
Fundador do Projeto Novo Corretor, com 34 anos de experiência da área de comunicação e 24 anos no setor de seguros, e passagem por vários setores em publicações segmentadas, em funções como redação, reportagem, fotografia, diagramação, distribuição, web e comercial, além de contar com 29 anos de experiência em produção de vídeo.

Compartilhe

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Diretoria Atual do Sincor-SP é reeleita para novo mandato até 2029

Diretoria do Sincor-SP é reeleita para mandato 2026-2029 com chapa única liderada por Boris Ber. Continuidade marca nova gestão dos corretores de seguros.

Lojacorr e Suhai lançam campanha de Seguro Auto para veículos com mais de 10 anos

Lojacorr e Suhai lançam campanha nacional de Seguro Auto para carros acima de 10 anos, com lives e materiais de apoio para corretores.

Porto leva experiências exclusivas ao The Town 2025

Porto anuncia ativações inéditas no The Town 2025, com montanha-russa, lounge, karaokê e descontos em seguro viagem para o público.

Icatu aposta em campanha lúdica para impulsionar Garantia de Aluguel e abrir mercado para corretores

Icatu lança campanha inspirada em “Os Três Porquinhos” para destacar a Garantia de Aluguel, produto que cresce 8% e já soma 30% da carteira.