spot_imgspot_img

Boris Ber fala sobre expectativa da regulamentação das APVs e orienta corretores

Publicado em:

O avanço no processo de regulamentação das Associações de Proteção Veicular (APVs) segue despertando atenção e gerando dúvidas entre corretores de seguros em todo o país. Conversamos com o presidente do Sincor SP, Boris Ber, no Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores, no dia 17/07 em Campinas/SP, que comentou sobre as expectativas do setor diante do novo cenário legal e fez um alerta direto aos profissionais: é hora de cautela e informação.

Segundo Boris, embora as APVs e cooperativas atuem sob a mesma ótica para o consumidor — oferecendo cobertura para veículos — há uma distinção essencial na origem jurídica dessas operações. As cooperativas, com o devido credenciamento, poderão emitir seguros. Já as APVs, ainda em processo de adequação, precisarão comprovar conformidade perante a Susep.

“Essa é a primeira grande diferença”, pontua. “Você, corretor, tem que ponderar muito a sua tranquilidade, a sua história como corretor, escolhendo companhias competentes, seguras. Muito cuidado na escolha de novos parceiros”, alerta Boris. Ele destaca que mesmo empresas hoje consolidadas começaram pequenas e enfrentaram desafios. “Várias companhias que estão no mercado passaram por crises sérias e se tornaram grandes. Mas tudo tem seu tempo.”

O presidente reforça que o momento é de análise, sem pressa. Embora mais de 2 mil APVs já tenham se manifestado junto à Susep buscando credenciamento, isso não significa que todas estejam regularizadas ou aptas a atuar como seguradoras. Ele orienta os profissionais a consultarem as informações disponíveis no site da autarquia e nos canais técnicos do próprio Sincor SP ou do Sincor de cada estado.

“Um CNPJ novo não apaga o comportamento no passado. O histórico no Reclame Aqui, por exemplo, é algo que precisa ser considerado”, enfatiza Boris.

Apesar dos desafios, o presidente se mostra confiante de que há tempo para adaptação e amadurecimento do mercado. “Não há desespero. As APVs hoje têm mais itens protegidos do que o mercado segurador tem itens segurados. Mas muita calma nessa hora. Muita informação e usem o Sincor SP.”

A fala de Boris Ber reflete a preocupação com a preservação da reputação dos corretores e reforça o papel das entidades representativas como aliadas estratégicas diante de mudanças regulatórias. Para os profissionais do setor, o caminho é claro: informação de qualidade, atenção ao histórico dos parceiros e alinhamento com instituições sérias.

Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores, no dia 17/07 em Campinas/SP (Foto: Reprodução)

André Guerra
André Guerrahttps://www.linkedin.com/in/guerramkt/
Fundador do Projeto Novo Corretor, com 34 anos de experiência da área de comunicação e 24 anos no setor de seguros, e passagem por vários setores em publicações segmentadas, em funções como redação, reportagem, fotografia, diagramação, distribuição, web e comercial, além de contar com 29 anos de experiência em produção de vídeo.

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros