A Akad Seguros, insurtech com aporte da GP Investimentos e da Valor Capital Group, passou a disponibilizar, desde 18 de agosto, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (DPEM) para toda a sua base de corretores parceiros. Antes, a comercialização do produto era feita exclusivamente por meio de uma corretora habilitada.
A expectativa da seguradora com a ampliação é aumentar em 20% a quantidade de bilhetes emitidos até o final de 2025. O DPEM está acessível no Portal Akad Digital — plataforma online que permite cotação, contratação, emissão e acompanhamento de sinistros de forma totalmente digitalizada.
Desde o lançamento do produto, em julho de 2024, a Akad já emitiu mais de 287 mil bilhetes do seguro DPEM. Segundo a companhia, ainda há um grande potencial de mercado, com cerca de 1,2 milhão de embarcações elegíveis à contratação do seguro.
Entre as embarcações seguradas, as de uso esportivo e recreativo representam a maioria, com 81,5% dos registros. Na sequência estão barcos de pesca (5,93%), de passageiros (4,52%) e mistos (passageiros e carga), com 2,92%. Em relação à distribuição geográfica, São Paulo lidera com 26% das embarcações seguradas, seguido por Paraná (13%), Santa Catarina (10%), Rio de Janeiro (9%) e Rio Grande do Sul (8%).
O DPEM havia deixado de ser exigido em 2016 por falta de seguradoras que operassem o produto. A retomada se deu em 2024, quando a Akad obteve licença da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para oferecer o seguro, em parceria com a corretora RBM.