A Porto acaba de lançar a Porto AcademIA, uma plataforma de capacitação digital que promete transformar a forma como os corretores atuam no mercado. Com foco em inteligência artificial, construção de autoridade e influência digital, o projeto chega como resposta à nova realidade de um setor cada vez mais conectado

“A melhor habilidade que você pode aprender hoje é comunicar com propósito”, afirma a embaixadora oficial da campanha, Sabrina Sato.
Ela completa explicando que Influência não tem nada a ver com fama. “Tem a ver com confiança. E com repetir sua mensagem com verdade, estilo e propósito. Criar conexão.”
A apresentadora, que se tornou referência em engajamento nas redes sociais, foi escolhida para representar os pilares da AcademIA: confiança, autenticidade e estratégia digital.
A plataforma nasce como evolução do Porto Educ e tem como missão acelerar a capacitação digital dos mais de 45 mil corretores parceiros da companhia. O objetivo é prepará-los para que se destaquem no ambiente digital, com conteúdo relevante e presença estratégica que resultem na geração de negócios.
“Sabe o que eu aprendi nesses anos falando com milhões de pessoas? Que qualquer um pode aprender a influenciar com verdade. E os corretores já fazem isso todos os dias, até sem perceber. Eles escutam, recebem, explicam, convencem… já influenciam. Agora imagina tudo isso nas redes sociais?”, completa Sabrina em vídeo divulgado nas redes sociais.
A primeira entrega da AcademIA é o programa Influencer Broker, desenvolvido em parceria com a Flint, plataforma de educação e estratégia digital. A formação será dividida em três frentes:
- Letramento digital e uso de IA generativa
- Construção de marca pessoal e autoridade online
- Estratégias de conteúdo e influência aplicada a negócios
Segundo levantamento da Flint Galaxies, 76% dos corretores acreditam que a presença digital contribui diretamente para a geração de novos negócios, mas 40% ainda não sabem como construir sua marca pessoal. A AcademIA vem para mudar esse cenário — com método, apoio prático e uma abordagem totalmente conectada às tendências do novo mercado.
Para dar suporte a essa jornada, a Porto também criou os Estúdios Porto, espaço dedicado à criação de conteúdo dentro da sede da companhia. A expectativa é formar 2 mil corretores influenciadores já no primeiro ano, ajudando a impulsionar suas marcas pessoais e gerar mais resultados comerciais.
“A Porto AcademIA não é só uma plataforma de cursos. É um laboratório prático de transformação digital. Queremos construir um ecossistema de aprendizagem contínua, capaz de impulsionar carreiras e posicionar os corretores como protagonistas da nova economia da influência”, esclarece a diretora de Gente e Cultura da Porto, Patrícia Coimbra.