spot_imgspot_img

Fórum Mário Petrelli realiza primeiro “Conversas do Fórum” e debate o papel do seguro em uma sociedade mais protegida

Publicado em:

A primeira edição do Conversas do Fórum, promovida pelo Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros e Resseguros, reuniu lideranças, especialistas e representantes de diferentes setores da economia em um debate profundo sobre o tema “Sociedade mais protegida: o papel do mercado de seguros”.

Mais de 50 convidados participaram do encontro — entre profissionais do mercado segurador e representantes de outras áreas econômicas e sociais —, reforçando o propósito do Fórum de promover um diálogo plural e transparente sobre questões que afetam diretamente o dia a dia da população e o futuro do setor.

Na abertura, o economista e professor Gilmar Melo Mendes apresentou uma análise ampla sobre o cenário macroeconômico global e o papel do Brasil em um novo ciclo de reconfiguração econômica. O especialista destacou a importância da segurança financeira, energética e alimentar como bases do desenvolvimento sustentável, relacionando esses pilares à função social do seguro na construção de uma sociedade mais estável e resiliente.

Entre os principais temas debatidos estiveram as Leis nº 15.040/2024 e Complementar nº 213/2025, consideradas fundamentais para o fortalecimento e a diversificação do mercado segurador.
A Lei nº 15.040/2024, que entra em vigor em dezembro deste ano, moderniza o marco legal dos contratos de seguros, ampliando a transparência, a segurança jurídica e a confiança nas relações entre consumidores, corretores e seguradoras.

Já a Lei Complementar nº 213/2025 criou o marco regulatório das cooperativas de seguros e das operações de proteção patrimonial mutualista, abrindo novas possibilidades de atuação e democratizando o acesso à proteção em regiões e segmentos ainda pouco atendidos.

O Diretor Presidente do Fórum, Marco Antônio Messere Gonçalves

Outro ponto de destaque foi o debate sobre o seguro de acidentes de trânsito, que passa por um processo de modernização após a descontinuação do DPVAT. Foi discutida a criação de um novo modelo de gestão, sob regulação pública e operação privada, capaz de garantir indenizações e assistência às vítimas. O tema é considerado urgente diante do número de mais de 50 mil mortes anuais no trânsito brasileiro.

Para o Diretor Presidente do Fórum, Marco Antônio Messere Gonçalves, “tudo o que afeta a sociedade é tema do Conversas do Fórum. O propósito é promover o livre pensar, sem amarras, para que o mercado de seguros possa propor soluções cada vez mais relevantes para a proteção da sociedade e o desenvolvimento do país.”

Com um formato dinâmico e participativo, o Conversas do Fórum consolida-se como um espaço permanente de reflexão e fomento, reafirmando o compromisso do Fórum Mário Petrelli com a evolução do mercado de seguros e com a construção de uma sociedade mais protegida, forte e próspera.


Entenda as Leis que estão transformando o mercado de seguros:

André Guerra
André Guerrahttps://www.linkedin.com/in/guerramkt/
Fundador do Projeto Novo Corretor, com 34 anos de experiência da área de comunicação e 24 anos no setor de seguros, e passagem por vários setores em publicações segmentadas, em funções como redação, reportagem, fotografia, diagramação, distribuição, web e comercial, além de contar com 29 anos de experiência em produção de vídeo.

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros