spot_imgspot_img

IA ajuda a reduzir fraudes em reembolsos de planos de saúde

Publicado em:

A Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais espaço nos bastidores do setor de saúde suplementar — e agora também atua na linha de frente contra fraudes em reembolsos. Segundo a Neurotech, empresa do grupo B3 especializada em soluções de IA e Big Data, até 8% das solicitações analisadas pela sua plataforma “Inteligência de Reembolso” apresentaram indícios de abusos ou fraudes. Desde seu lançamento, em 2022, a solução já avaliou mais de R$ 2 bilhões por ano em procedimentos de reembolso de planos de saúde.

A ferramenta é usada por operadoras que, juntas, atendem mais de 10 milhões de beneficiários — cerca de 20% de todos os usuários de planos de saúde no Brasil. Agora, a plataforma passa a contar com três novos recursos que prometem aumentar ainda mais a eficiência das auditorias: enriquecimento por dados externos, motor de decisões automatizado e uma nova interface de análise mais intuitiva.

Essas funcionalidades podem ser implantadas de forma modular, conforme a necessidade de cada operadora. Com elas, é possível cruzar dados de diferentes fontes, aplicar regras personalizadas e facilitar a atuação dos analistas por meio de uma visualização unificada de documentos, alertas e validações automáticas.

Para a head comercial de Saúde da Neurotech, Erika Fuga, a tecnologia é aliada indispensável para operadoras que lidam com margens cada vez mais apertadas. Em 2024, o lucro líquido do setor representou apenas 3,16% da receita total, segundo a ANS. “Cada centavo perdido com fraudes compromete o equilíbrio financeiro da operadora”, alerta.

Segundo a executiva, os custos com reembolsos indevidos acabam pressionando os reajustes dos planos, afetando tanto a permanência dos clientes quanto a ampliação do acesso à saúde suplementar. “O uso da IA é essencial para garantir sustentabilidade ao setor e melhorar a jornada do beneficiário”, completa.

O vice-presidente de Produtos da Neurotech, Rodrigo Cunha, destaca que a plataforma já conta com ferramentas avançadas, como a verificação automática de elegibilidade de documentos. Agora, com os novos recursos, será possível integrar dados da Receita Federal, validar registros em conselhos profissionais e identificar inconformidades por meio de regras ajustáveis.

Além disso, a nova interface facilita o trabalho de auditores ao apresentar todos os elementos da análise em uma única tela, com alertas que orientam a tomada de decisão. O sistema também permite visualizar documentos anexados — como notas fiscais, recibos e pedidos médicos — e aplicar recursos de verificação de autenticidade.

Outro diferencial da plataforma é a utilização de tecnologias como Deep Learning e OCR inteligente. O primeiro é responsável por detectar alterações em imagens, como recibos duplicados, datas modificadas ou valores adulterados. Já o OCR permite extrair e classificar informações de documentos escaneados, manuscritos ou impressos, tornando o processo de análise muito mais ágil.

“A saúde está amadurecendo no uso da IA em processos administrativos. Há um grande volume de reembolsos, faturas e pagamentos a analisar, e é preciso eficiência para lidar com tudo isso sem estourar os custos administrativos”, diz Erika.

Para os corretores que atuam junto a operadoras, clínicas ou prestadores, a evolução tecnológica do setor é um sinal claro de que as soluções baseadas em dados vieram para ficar — e podem representar um diferencial importante para ampliar parcerias e oferecer serviços com mais valor agregado.

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros