spot_imgspot_img

Procura por Seguro Auto cresce 4% em Junho, com alta entre jovens e no norte do país

Publicado em:

A procura por seguros de automóveis no Brasil teve alta de 4% em junho de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. É o que revela o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que acompanha mensalmente o volume de consultas relacionadas ao setor em sua plataforma. No entanto, na comparação com maio de 2025, houve uma queda de 12,9%.

Índice Neurotech de Demanda por Seguros
Índice Neurotech de Demanda por Seguros

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), mesmo com leve recuo nos emplacamentos de veículos novos em junho, o primeiro semestre do ano acumulou crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024. Foram mais de 1,13 milhão de veículos novos comercializados, um número que mantém o otimismo quanto à meta de mais de 2 milhões de unidades até o fim do ano.

“É um cenário que pouco oscila e, ainda assim, se mantém em um patamar bastante positivo para o mercado de apólices”, avalia o head comercial de Seguros da Neurotech, Daniel Gusson.

Quantidade de veículos emplacados (Foto: Divulgação)
Quantidade de veículos emplacados (Foto: Divulgação)

Regiões com maior crescimento

O destaque regional ficou com a região Norte, que apresentou aumento de 15% na procura por seguros, na comparação com junho do ano anterior. Em seguida vêm o Nordeste, com alta de 11%, e o Centro-Oeste, com 10%. As regiões Sudeste (2%) e Sul (0,3%) completam o ranking.

Jovens puxam crescimento por faixa etária

Outro dado relevante do INDS é o aumento da demanda entre os condutores de 18 a 25 anos, tradicionalmente menos propensos a contratar seguro. Em junho de 2025, a procura nessa faixa etária cresceu 15% em relação ao mesmo mês de 2024, superando os demais grupos etários.

“Essa mudança pode indicar maior consciência de risco e valorização da proteção veicular entre os jovens”, analisa Gusson.

Financiamentos recuam, mas veículos novos avançam

Apesar do aumento na procura por seguros, o mercado de financiamentos apresentou leve retração. Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames), via B3, apontam que em junho foram financiadas cerca de 388 mil unidades, entre novos e usados — um recuo de 6% em relação a junho de 2024.

O destaque, porém, ficou com os financiamentos de veículos novos, que subiram 23% na comparação com maio de 2025, indicando que, mesmo com variações mensais, o setor automotivo segue em trajetória de recuperação.

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros