spot_imgspot_img

Quando o corretor deve (ou não) vender proteção veicular?

Publicado em:

Durante o Conec 2025, a equipe da TV Novo Corretor foi a campo para entender como os profissionais de seguros estão enxergando a proteção veicular em meio ao avanço da regulamentação pelo setor.

O tema ainda divide opiniões. Para o diretor da A Cabral Corretora de Seguros, Marco Antonio Cabral, as associações de proteção veicular representam mais uma opção na prateleira do corretor — principalmente para clientes que não conseguem contratar seguros tradicionais. “Nós, corretores, somos empresários. Precisamos ter liberdade para oferecer o que acreditamos ser melhor para nossos segurados”, afirma.

Já o superintendente da APVS Brasil, Kleber Vitor, destacou o momento regulatório vivido pelo setor. “Estamos falando de um segmento com base na Lei 213/2025, em processo de regulação pela Susep. Por que temer, se foi aprovado pelo Congresso e pelo Senado?”, questiona.

Em contrapartida, há ressalvas por parte de corretores mais tradicionais. Para o diretor da Seguros e Cia, Andre Sales, ainda existe uma cultura de venda “a qualquer preço” entre algumas associações. “Elas precisam passar por uma mudança cultural para se adequarem ao mercado de seguros, que preza pela legalidade e boa-fé”, diz.

O executivo de seguros Jonson Marques defende cautela. “Toda transformação exige cuidado e conhecimento. O corretor precisa considerar o histórico e a estrutura das seguradoras tradicionais antes de migrar seu cliente para um novo modelo.”

Já o presidente da PROAUTO, Leandro Costa Ramos, vê na regulamentação uma oportunidade. Ele reforça a importância da análise criteriosa antes de indicar uma associação: “Verifique o tempo de mercado, a reputação, o número de processos, certidões negativas e a estrutura física da entidade.”

Com a regulamentação em curso pela Susep e o mercado em transformação, o corretor precisa estar bem informado e atento aos critérios legais e reputacionais antes de ofertar esse tipo de produto. Como apontado pelos entrevistados, a decisão final é do corretor — mas ela deve ser embasada e responsável.

Confira o episódio completo com todas as entrevistas no canal da TV Novo Corretor:

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros