spot_imgspot_img

Zurich Seguros debate soluções para a resiliência e adaptação do país às mudanças climáticas

Publicado em:

Diante da crescente frequência de eventos climáticos extremos no Brasil, como enchentes, secas e incêndios, a Zurich Seguros promoveu a edição 2025 do seu evento Improve, com o tema:
“Unindo Forças: O Papel do Mercado de Seguros em colaboração com a Ciência, Setor Público e Empresas para Promover a Resiliência Climática”.

O encontro, realizado no Palácio Tangará, em São Paulo, reuniu mais de 200 representantes de diferentes áreas, incluindo autoridades públicas, líderes do mercado segurador, pesquisadores e executivos de grandes empresas. O objetivo foi discutir caminhos conjuntos para fortalecer a resiliência do Brasil diante das mudanças climáticas.

Seguro como ferramenta de mitigação e adaptação climática

Para Edson Franco, CEO da Zurich Seguros, é preciso ir além da prevenção. “A resiliência climática só será possível com a atuação integrada entre seguradoras, governo, empresas e a ciência”, destacou durante o painel central do evento. Segundo ele, o setor de seguros pode colaborar oferecendo modelos preditivos e estratégias de mitigação de riscos climáticos, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Participação de especialistas e lideranças do setor

O evento contou com a presença de nomes importantes, como:

  • Dyogo Oliveira (CNseg), que alertou para o risco de surgimento de “desertos de seguros” em áreas altamente vulneráveis;
  • Julia Normande Lins (Susep), que reforçou o potencial do setor como protagonista na agenda climática;
  • Cláudia Prates (BNDES), que defendeu uma transição justa e integrada;
  • Penny Seach (Zurich Global CUO), que destacou a necessidade de proteger comunidades inteiras, não apenas os bens segurados;
  • Lincoln Muniz Alves (MMA), que revelou que o número de pessoas afetadas por desastres climáticos aumentou dez vezes nas últimas duas décadas.

Iniciativas empresariais em destaque

O evento também apresentou casos práticos, como o da WEG S/A, que implementou planos de ação baseados no diagnóstico climático realizado pelo Climate Spotlight, serviço da Zurich. “Incorporamos a sustentabilidade como pilar do nosso modelo de negócios, focando em eficiência energética e redução de emissões”, explicou Daniel Godinho, diretor da empresa.

Compromisso com um futuro sustentável

Representando o governo federal, Aloisio Melo, diretor de Política Climática do MMA, reforçou o compromisso do Brasil com a redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa, dentro dos marcos do Plano Clima.

Edson Franco concluiu enfatizando a urgência da colaboração:

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros