spot_imgspot_img

Cadastro de Associações Mutualistas: Susep Lança Plataforma Exclusiva

Publicado em:

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) disponibilizou em seu site oficial o Sistema de Cadastro de Associações de Proteção Patrimonial Mutualista, conforme exigência da Lei Complementar nº 213, de 15 de janeiro de 2025, e da Resolução Susep nº 49, de 08 de abril de 2025.

De acordo com a nova legislação, todas as associações que exerciam atividades de proteção patrimonial, pessoal ou similares em 16 de janeiro de 2025 devem realizar o cadastro até o dia 15 de julho de 2025. O processo deve ser feito exclusivamente pelo sistema eletrônico da autarquia.

Requisitos para o cadastro

Antes de iniciar o cadastro, as associações devem alterar seus estatutos ou contratos sociais, em conformidade com o inciso I do §1º do artigo 88-E do Decreto-Lei nº 73/1966. Somente após essas alterações será possível realizar o cadastro no sistema da Susep.

O processo deve ser conduzido por um administrador com poderes de representação legal da associação — ou seja, o dirigente estatutário, não se confundindo com a figura da administradora, que será contratada posteriormente, conforme regulamentação futura da Susep.

Apenas os cadastramentos realizados entre 30 de abril e 15 de julho de 2025, e que cumprirem todas as exigências previstas no sistema e em seu manual, serão considerados válidos.

Penalidades para não cadastramento

Caso a associação opte por não realizar o cadastro dentro do prazo de 180 dias após a publicação da Lei Complementar nº 213/2025, deverá encerrar suas atividades de proteção patrimonial, sob risco de sanções administrativas e judiciais.

As instruções detalhadas, os documentos exigidos e o manual do sistema estão disponíveis no portal da Susep.

👉 Acesse aqui o Cadastro de Associações de Proteção Patrimonial Mutualista

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros