spot_imgspot_img

Cadastro de Associações Mutualistas: Susep Lança Plataforma Exclusiva

Publicado em:

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) disponibilizou em seu site oficial o Sistema de Cadastro de Associações de Proteção Patrimonial Mutualista, conforme exigência da Lei Complementar nº 213, de 15 de janeiro de 2025, e da Resolução Susep nº 49, de 08 de abril de 2025.

De acordo com a nova legislação, todas as associações que exerciam atividades de proteção patrimonial, pessoal ou similares em 16 de janeiro de 2025 devem realizar o cadastro até o dia 15 de julho de 2025. O processo deve ser feito exclusivamente pelo sistema eletrônico da autarquia.

Requisitos para o cadastro

Antes de iniciar o cadastro, as associações devem alterar seus estatutos ou contratos sociais, em conformidade com o inciso I do §1º do artigo 88-E do Decreto-Lei nº 73/1966. Somente após essas alterações será possível realizar o cadastro no sistema da Susep.

O processo deve ser conduzido por um administrador com poderes de representação legal da associação — ou seja, o dirigente estatutário, não se confundindo com a figura da administradora, que será contratada posteriormente, conforme regulamentação futura da Susep.

Apenas os cadastramentos realizados entre 30 de abril e 15 de julho de 2025, e que cumprirem todas as exigências previstas no sistema e em seu manual, serão considerados válidos.

Penalidades para não cadastramento

Caso a associação opte por não realizar o cadastro dentro do prazo de 180 dias após a publicação da Lei Complementar nº 213/2025, deverá encerrar suas atividades de proteção patrimonial, sob risco de sanções administrativas e judiciais.

As instruções detalhadas, os documentos exigidos e o manual do sistema estão disponíveis no portal da Susep.

👉 Acesse aqui o Cadastro de Associações de Proteção Patrimonial Mutualista

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Como um contrato entre sócios pode preservar negócios e amizade

Sociedade entre amigos pode ser promissora, mas exige profissionalismo. Especialista destaca a importância de contratos bem estruturados.

Susep começa analise da regularização de 2.217 associações de proteção veicular

Mais de 2 mil entidades se cadastraram na Susep e iniciam processo de regularização. Corretores devem acompanhar desdobramentos da nova lei.

Azos revoluciona cotação de seguro de vida com IA via WhatsApp e áudio

Azos lança cotador por IA via WhatsApp, que permite orçar seguros de vida por texto ou áudio em segundos, direto no celular do corretor.

Brasil tem participação histórica na MDRT 2025 e mira 500 membros até 2027

Brasil tem participação histórica na MDRT 2025 e mira 500 membros até 2027; Felipe Sousa assume liderança latino-americana da entidade.