spot_imgspot_img

Susep publica nova versão do Manual de Práticas Contábeis com orientações para Letras de Risco de Seguro

Publicado em:

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou uma nova versão do Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador, que já está disponível em seu portal oficial. A principal novidade é a inclusão do item 3.5, que traz orientações específicas sobre a escrituração contábil de operações de securitização realizadas por Sociedades Seguradoras de Propósito Específico (SSPE).

O novo item detalha regras contábeis voltadas às Letras de Risco de Seguro (LRS) — títulos de dívida atrelados a riscos de seguros e resseguros, emitidos por SSPEs conforme previsto na Lei nº 14.430/2022. Esses instrumentos têm ganhado relevância no mercado como alternativa para transferência de riscos e captação de recursos.

As diretrizes seguem o que determina a Resolução CNSP nº 453/2022, que estabelece a necessidade de segregação contábil para cada operação de securitização realizada por SSPEs. As demonstrações financeiras dessas operações devem conter o demonstrativo da situação patrimonial, das mutações do patrimônio da operação e as respectivas notas explicativas.

O manual contábil da Susep tem como objetivo orientar a elaboração das demonstrações exigidas pela Autarquia e deve ser seguido por todas as entidades supervisionadas, incluindo sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização, resseguradores locais e as próprias SSPEs.

A nova versão do documento já está em vigor e pode ser acessada no portal da Susep através deste link.

Redação
Redaçãohttps://www.novocorretornews.com.br
Notícias, histórias e conhecimento em Seguros!

Compartilhe

Inscreva-se

spot_img

Popular

Mais como este
Veja mais

Avanço tecnológico, eventos climáticos extremos e a nova Lei do Seguro colocam pressão no setor de seguros no Brasil

O mercado de seguros vive um momento ímpar, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelo Open Insurance, que proporciona o compartilhamento de dados entre as instituições do setor.

UCS promove 1º Trocando Ideias de 2026 com Rivaldo Leite

Evento da UCS abre 2026 com Rivaldo Leite, que encerra ciclo como CEO da Porto Seguro e debate mercado, liderança e corretor de seguros.

Vida e Previdência: por que 2026 será decisivo para o planejamento financeiro

O ano de 2025 foi marcado por uma contradição relevante no mercado brasileiro de Vida e Previdência. Ao mesmo tempo em que a instabilidade econômica, o envelhecimento da população e as mudanças nas regras da Previdência Social reforçaram a necessidade de planejamento de longo prazo, os números do setor indicaram desaceleração.

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros

Plano Berith chega ao mercado com proposta inédita para distribuição por corretores de seguros